sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Arroz: nosso cereal de todo dia

Conheça as variedades disponíveis no mercado e diversifique suas receitas com muito sabor.


O arroz originou-se na Ásia há mais de 5 mil anos e hoje é consumido por mais da metade da população do planeta. O que muitos talvez não saibam é que, antes de chegar à mesa, esse saboroso e tradicional cereal passa pelo beneficiamento, que consiste em processos como descasque e polimento, dependendo do tipo do arroz.

Quando o arroz integral sofre o polimento e as camadas externas são removidas, dá-se origem ao arroz branco. A composição nutricional dos diversos tipos de arrozpode ter pequenas diferenças. Alguns nutrientes – proteínas, lipídios, sais mineraise vitaminas – e fibras podem se perder durante o beneficiamento, porém, o amido, que constitui 90% do grão, é preservado.

Campeão de consumo no Brasil, o arroz branco, especialmente o agulhinha – com grãos longos e finos –, é responsável por cerca de 80% do mercado, seguido pelo parboilizado e o integral. Além dessas variedades, você pode encontrar algumas outras em grandes supermercados.

Como comprar – Observe a uniformidade do arroz no pacote, se não há impurezas, misturas de grãos diferentes ou com defeitos, por exemplo, manchados ou picados por insetos.

Como conservar – Antes do cozimento, guarde em recipiente fechado, em local seco e com temperatura amena ou mesmo em geladeira. Após cozido, conserve em geladeira por até 24 horas.

Como consumir – O arroz branco e o integral vão bem na culinária em geral, e o parboilizado, que é mais rápido de preparar, fica bom puro ou em saladas. O vermelho é tradicionalmente cozido no leite no Nordeste. O arbóreo é ideal para risotos, porque absorve bem a água e solta bastante amido. Já o selvagem pode ser cozido e servido misturado ao branco.


Branco - Com aspecto translúcido, é o arroz descascado e polido. Dentro da classificação de arroz branco, é possível encontrar o grão longo e fino, o médio e o curto e redondo. Pela concentração de carboidratos, é considerado uma boa fonte de energia. Quando comparado ao grão integral, possui menos nutriente.

Integral - De cor amarelada ou marrom-claro, é obtido após o descasque do grão e antes do polimento, preservando-se as camadas em que se concentra a maior quantidade de nutrientes.


Arbóreo - De origem italiana, seu grão é polido e mais esbranquiçado, curto e arredondado que o arrozbranco.


Selvagem - Seu grão, de coloração escura, é fino, longo e duro, e seu sabor lembra a amêndoa. Com textura crocante, este arroz



Arroz vermelho
Esse arroz tem em sua composição a monocolina (estatina natural), substância que pode auxiliar na redução do nível de colesterol ruim no sangue. Apresenta também três vezes mais ferro e duas vezes mais zinco que o arroz branco, ou seja bem mais nutritivo, além de auxiliar na circulação sanguínea, na digestão e nas funções intestinais, ou seja dá um up na sua dieta. O arroz vermelho pode ser encontrado em mercados e deve ser preparado da mesma forma que o arroz branco.


Arroz preto:O arroz preto, considerado um alimento funcional, é ideal para complementar uma refeição. O sabor adocicado o torna mais agradável, podendo ser utilizado na forma de papa e introduzido na alimentação de idosos debilitados e até mesmo de crianças, fornecendo nutrientes importantes para a recuperação da saúde, desenvolvimento e crescimento saudável


Arroz basmati:O grão de arroz comprido cresce aos pés do Himalaia há milhares de anos. Tem aroma parecido com o de nozes e é muito usado na cozinha Indiana

Arroz japonês:O arroz japonês é diferente do arroz brasileiro, o "agulhinha". Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que precisa ser plantada em charcos, com muita água. O nihon mai é também um alimento de importante significado na cultura nipônica. Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário