Facilidades

Lista de compras

Encontrei em um site um programa para fazer lista de compras onde você pode editar tudo online e imprimir, sem precisar estar escrevendo todas as vezes que tem que ir ao supermercado fazer suas compras.
Segue o link abaixo:  http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/063/simples_assim/lista.shtml
É só copiar e ir ao site.



********************************************************



Café com todo aroma e sabor.



Retirei esta dica de um outro blog, e testei, ficou maravilhoso o café, parecendo o café expresso que pagamos caro pra tomar nos shopping. (aprenderacozinhar.blogspot.com)


O princípio de tudo é simples: o café queima a altas temperaturas, Assim, não se pode usar água fervente. Além de queimar o café, o que resulta em um sabor excessivamente amargo, a água fervente não consegue extrair todos os sabores e aromas do bom café.
Fique atento: a queima pode ocorrer no próprio processo de torrefação. Experimente algumas marcas e você perceberá, já ao abrir o pacote, que elas têm cheiro de queimado. Um café assim nunca ficará saboroso.

Café simples (coador de pano ou filtro de papel)
Medida padrão: para cada 200ml de água, uma colher de sopa bem cheia de café.
Leve a água ao fogo, e desligue tão logo a chaleira comece a chiar. NÃO DEIXE FERVER.
Ponha o café no coador de pano ou no filtro de papel (recomendo coador de pano, é mais eficiente).
Isto posto, vá vertendo água aos poucos e continuamente. Se o volume chegar perto da borda do filtro, à medida em que ele for baixando vá acrescentando água. Evite deixar o filtro esvaziar e encher de novo.
Seu café está pronto.

Café com leite
Use o mesmo processo acima para obtenção do café fresco. Acrescente o leite, sem deixá-lo ferver. O leite fervido também queimará o café.

Café de geladeira
Se, como muita gente, você não tem tempo para preparar um café fresco sempre que quiser, pode dizer adeus aos horríveis cafés solúveis.
Prepare a água, mas para cada 200ml de água, acrescente ao filtro 5 colheres de sopa de café. Recomendo não preparar mais de meio litro, pois o filtro ficará muito cheio.
Passe o café como descrito na primeira receita. Após, passe o café já passado novamente pelo pó. Repita este processo umas quatro ou cinco vezes.
O resultado é um café extremamente concentrado, que pode ser guardado em geladeira por uma semana a dez dias, em vidro bem fechado.
De manhã, ferva a água que você precisa e, ao invés de acrescentar café solúvel, acrescente uma a duas colheres de sopa do café concentrado. Fica quase tão bom quanto o café passado na hora.

As tecnologias
Há duas tecnologias que resultam em um bom café: a cafeteira elétrica e a cafeteira italiana (como mostrado na foto deste post).
Para a cafeteira elétrica, siga as mesmas medidas de água e café. Ela passa o café a uma temperatura ideal, o resultado é sempre bom. Só não deixe o café na jarra com ela ligada, a resistência da base aquece demais e o café vai queimar. Se quiser mantê-lo quente, use uma garrafa térmica.
Para a cafeteira italiana (também conhecida como moka), as medidas são as mesmas. Por estranho que pareça, o café vai na parte de cima, no filtro, e a água embaixo. Leve ao fogo. Quando chegar a uma temperatura correta, a água vai subir por termosifão e passar o café, caindo novamente na parte de baixo. Quando terminar de apitar o café está pronto, basta desligar o fogo para não queimar. Maiores informações aqui: http://www.acozinhablog.com.br/moka-dicas-para-um-bom-cafe/

Bom cafezinho para você.



********************************************************




Do varal para a cozinha




Você também tem problemas em guardar aquele restinho que ficou do pacote de farinha, de sal, de arroz, café, etc?
Claaaro que o ideal é que tudo fique acondicionado em vidrinhos, potinhos ou recipientes fechadinhos, vedadinhos, bla, blá, blá.
Masss, cá entre nós, no mundo real nem sempre isso acontece né? E eu encontrei uma maneira de dar um jeito na falta de recipientes e, vá lá, até mesmo na preguiça que pinta de vez em quando de guardar as coisas - pregadores.

Tá, mas não é só porque são pregadores que precisam ser aqueles de plástico horrendos, por isso eu uso os de madeira feitos por mim mesma. Han? Não, nada de grandes obras de arte ou trabalho complexos de artesanato não guria. Você pode simplesmente pintá-los e usar aquelas bisnagas de tintas relevo (eu AMO essas tintinhas e tem em qualquer papelaria meia-boca) e criar desenhos, escrever frases, fazer bolas, ovnis, bichos, estrelas...qualquer coisa. Se você for um tantinho mais habilidosa pode usar massa de biscuit (eu faço) ou colar pecinhas de EVA. Arriscando um poquinho mais, você cola um pedacinho de imã e..voilá! Você tem uma peça bacana para colocar na sua geladeira para colocar contas, recados ou fotos (na minha tem fotos dos meus pequenos peludos).

Ihhh...nem faça ess cara de que dá muito trabalho! Nada mais gratificante do que criar alguma coisa para sua casa, algo que tenha sua cara, seu jeito. Fora que, sendo um pouco mais otimista, dá pra dizer até que serve de terapia. ;-)

Eu acho bom demais.




********************************************************



Conhecendo os tipos de Carne Bovina


























Cada corte de carne é proveniente de uma parte diferente da carcaça, sendo associada com determinadas formas de preparo, conforme suas características.

1) Rabo: compõe-se de diversos ossos recobertos com carne gordurosa e, como toda carne junto ao osso, bastante saboroso.

2) Lagarto: de cor mais clara, formato alongado e definido. Preparo típico: carne de panela.

3) Coxão duro: fibras duras, exige cozimento lento, ideal para assados de panela.

4) Coxão mole: macia, boa para bifes e enroladinhos. Se vier com o contrapeso, rico em nervos e sebo, corte-o pela membrana que o separa da peça e use-o em sopas.

5) Músculo: Muito saboroso, é indicado para o preparo de molhos, ensopados, carnes de panela e também sopas.

6) Patinho: menos macio que a alcatra, usado para bifes à milanesa e preparações de carne moída crua, como o kibe crú e o steak tartar.

7) Picanha: parte macia, marmorizada com gordura, própria p/ churrascos.

8) Alcatra: mais macia que o coxão mole, ideal para bifes.

9) Contrafilé: ideal para bifes, rosbifes e assados. Possui gordura lateral que mantém o sabor e a umidade da carne.

10) Filé mignom: é o corte mais macio da carne de boi. Embora não seja tão saboroso quanto a alcatra e o contrafilé, é ideal para bifes.

11) Aba de filé: carne mais rija, precisa de cozimento mais longo. Própria para ensopados, picadinhos e para moer.

12) Fraldinha: corte pequeno, de fibras longas e pouco macia. Indicada para caldos, molhos, cozidos e ensopados.

13) Ponta de agulha: parte constituída de músculos e fibras grossas e compridas. Para ensopados, cozidos e sopas.

14) Capa de filé: com textura desigual e grande quantidade de nervos, presta-se para o preparo de carnes com molhos que precisam de cozimento mais longo, além de ensopados e picadinhos.

15) Acém: é o pedaço maior e mais macio da parte dianteira do gado. Dá ótimos ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela, carnes de panela recheadas e com molho.

16) Paleta: contêm o "peixinho", considerado o lagarto do Braço. Mais musculoso que o Acém, é também muito saboroso pela quantidade de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.

17) Peito: parte dianteira do boi constituído de músculos e fibras duras. Pode ser enrolado com temperos e assado na panela com molho.

18) Pescoço: continuação do peito, é um dos cortes mais baratos. Por ter formação semelhante á do peito, pode ser usado nos mesmos tipos de preparações.

19) Filé de costela: por ter fibras mais duras, é utilizado principalmente para churrascos ou, então, para preparar carnes cozidas com legumes.

20) Maminha: parte mais macia da alcatra, boa para bifes, contendo mais gordura.

21) Cupim: é a corcova do boi-zebu. Nele, fibras e gordura se entrelaçam. É saboroso e muito usado em churrasco. Mas exige um longo tempo de cozimento.


*******************************************










Carne estragada??????


Quando você estiver cozinhando qualquer tipo de carne e cismar que está estragada, coloque dentro da panela, ainda no fogo, uma colher ou qualquer pequeno objeto de prata(mas tem que ser de prata mesmo). Se o objeto pretejar, nem perca tempo experimentando essa comida. Jogue tudo fora, porque você acabou de evitar um enorme problema de saúde para sua família.










********************************************************


LIMPEZA ECOLÓGICA 


10 passos para uma limpeza melhor


Impeça a entrada da sujeira na sua casa.

 Ponha capachos de boa qualidade em todas as entradas da casa para absorver a sujeira. Os tapetes de dentro ficarão mais limpos e durarão mais.

entrar em casa sem sapatos
 Adote a prática de entrar em casa sem sapatos para evitar a sujeira de fora. Providencie um local para os sapatos e uma cadeira para incentivar as pessoas  a tirá-los antes de entrar.


3  Arrume as pequenas desordens  
 à medida que se formarem e não terá de enfrentar uma tarefa muito grande ao fim do dia.

4  Em vez de usar o produto de limpeza mais forte,
 opte por alternativas não tóxicas, menos prejudiciais ao meio ambiente. Na maior parte das vezes, 
funcionarão bem.

5  Aja rápido em casos de respingos e manchas.  
 Você não apenas perceberá que a limpeza é mais eficaz, como também precisará de menos substâncias químicas para dar conta do trabalho.



6  Dê tempo para os produtos de limpeza agirem
   e verá que pode usar uma quantidade menor deles. Deixe que os limpadores de mofo e de 
forno atuem durante a noite, por exemplo.

7  Use menos quando aplicar limpadores domésticos,
 quer sejam marcas comerciais ou opções mais naturais.Você descobrirá que,
 às vezes,é suficiente limpar com um pano úmido.

8  Use a força do braço.
 Escovas, esponjas de aço e panos são a primeira linha de defesa contra
 a sujeira e reduzem a necessidade de substâncias químicas abrasivas.

9  Use materiais reciclados para limpar
 as superfícies da cozinha e do banheiro
Camisetas e toalhas de algodão são perfeitas.

10Estabeleça uma rotina de limpeza 
  para manter a casa funcionando de modo eficiente. 
Assim, mesmo que esteja muito ocupado, pelo menos saberá que deu conta do básico a cada semana.







Nenhum comentário:

Postar um comentário