sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Feijão

Arroz e Feijão - o par perfeito
Aposte na versatilidade desse grão para criar pratos saborosos e muito nutritivos


Cultivado no México há cerca de 7 mil anos antes de Cristo, o feijão foi difundido em outras regiões do planeta por guerreiros e exploradores. No Brasil, há relatos de sementes encontradas em sítios arqueológicos que datam mais de 2 mil anos. Hoje, somos o maior produtor mundial. Em 2010, foram comercializados no país cerca de 3 milhões de toneladas das espécies Phaseolus vulgaris, conhecido como feijão comum, da qual fazem parte as variedades carioca, preto, rosinha, entre outras, e Vigna unguiculata, popularmente chamado de feijãode-corda, que engloba os tipos fradinho e sempre-verde. Embora cada região brasileira tenha uma preferência, o campeão de consumo é o tipo carioca, com 70% de aceitação popular, seguido pelo preto (15%). Além de seu sabor, a popularidade do grão devese também a seus benefícios nutricionais: fonte de carboidratos, proteínas, fibras e minerais, como o ferro e o fósforo. Combinado com o arroz, a dupla fornece aminoácidos essenciais para o organismo. Por isso, no mesmo prato, são classificados como “par perfeito”.

Como comprar – Os grãos devem estar limpos, brilhantes e uniformes em relação ao tamanho e à coloração. Observe a data de validade na embalagem e não compre se apresentar buracos ou outras imperfeições.

Como conservar – Mantenha-o em local seco e protegido de luminosidade. Depois de cozido, guarde-o em pote tampado, na geladeira, por, no máximo, três dias. Se preferir, congele por até dois meses – porém, só leve o alimento ao congelador quando estiver em temperatura ambiente, caso contrário sua textura pode ser afetada.

Como consumir – O feijão-carioca, cozido e temperado, faz parte do cardápio diário do brasileiro. Já o preto, preferido nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, é indicado para feijoada. As regiões Norte e Nordeste utilizam muito o fradinho, sobretudo para elaborar o acarajé e saladas, e o feijão-de-corda sempre-verde na preparação de sopa, caldinho e baião de dois. Nos estados de Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo predomina o tipo rosinha, que ganha preferência cozido, já que seu grão absorve bem os temperos. Os grãos maiores, como o do tipo branco, são recomendados também para saladas, além de cassoulet e sopas.


Carioca – Tem grão pequeno com coloração bege e estrias marrons.


Rosinha – Apresenta grão pequeno e de coloração rosada.


Feijão-de-corda sempre-verde –Tem grão pequeno e ovalado. Sua coloração é verde-clara quando novo, mas, à medida que amadurece, apresenta tom amarronzado.



Fradinho – O grão é miúdo e bege com uma mancha preta no centro.


Preto – Possui grão pequeno e de coloração escura.



Branco – Tem grãos graúdos e alongados e cor bem clara, quase branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário